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Cuidados para ter a pressão correta dos pneus.

Embora seja fácil ignorar esses quatro pedaços de borracha chamados de pneus, a realização de algumas verificações simples podem produzir uma economia de combustível e uma melhora na dirigibilidade do veículo. Uma vez que a maioria dos danos e desgaste dos pneus é resultado da falta de cuidado com a calibragem dos pneus, os especialistas em pneus sugerem verificar sua pressão do ar dos pneus uma vez por mês.

Manter a pressão adequada dos pneus é importante por muitas razões, além de reduzir o potencial de um pneu furar ou até mesmo uma explosão. A fim de obter o melhor manuseio do seu veículo, desde a condução diária até a realização de manobras de emergência, a pressão dos pneus deve estar no nível de inflação apropriado. Mesmo que o pneu não pareça murcho, você deve conferir a calibragem, pois a pressão incorreta pode resultar numa resposta mais lenta do veículo e desgaste excessivo do pneu.

Os pneus que não estão na pressão de ar correta também aumentarão a resistência ao rolamento (o atrito que ocorre quando um objeto rola) do veículo. Os pneus sub-inflados, por exemplo, resultam em maior resistência ao rolamento e, portanto, exigem mais energia (ou combustível) para mover o veículo, o que afeta negativamente a economia de combustível. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, manter os pneus inflados melhora adequadamente a economia de combustível em aproximadamente 3,3%.

A inflação inadequada coloca um estresse desnecessário em seus pneus e pode resultar em desgaste excessivo ou desigual. Quando isso acontece, compromete a capacidade dos pneus para executar manobras e muitas vezes resulta em desgaste prematuro dos pneus e a necessidade de substituí-los mais cedo do que o esperado. Os pneus com desgaste excessivo ou desigual do piso também podem levar a um acidente.

Como verificar a pressão dos pneus

Para verificar a pressão dos pneus, use um medidor de pressão de ar. Estes itens baratos estão disponíveis em lojas de autopeças. Caso não queira comprar é comum nos postos de gasolina calibradores de parede que no momento de conferem já corrigem a pressão do seu pneu.

Qual a pressão correta  dos pneus

A correta pressão sempre é indicada pelo fabricante do veiculo. Comece verificando o manual do seu proprietário do veiculo. Caso não tenha o manual você pode encontrar adesivos dentro do batente da porta do motorista ou carona e em alguns veículos pode encontrar na porta do reservatório de combustível.  O número é expresso em “psi” (libras por polegada quadrada). O fabricante determina a pressão correta para cada combinação de veículos e pneus. Há casos em que o fabricante lista uma pressão “quente” e pressão “fria”. Quando você dirige o seu carro os pneus aquecem e o ar dentro deles se expande aumentando a pressão dos pneus. Pode até haver recomendações especiais de pressão dos pneus com base no número de passageiros ou se o veículo é usado para reboque.

Muito Importante, o número psi observado na parede lateral do pneu é a pressão máxima do pneu e não é o nível de inflação apropriado para o veículo.

Ta certo, já sei quantos psi é a pressão correta dos pneus e agora

Para verificar a pressão do ar, desenrosque a tampa da haste da válvula do pneu e coloque a ponta redonda do medidor sobre a haste. Empurre para baixo com alguma força para garantir uma boa vedação, caso contrário, a leitura estará incorreta (e você também pode perder a pressão do ar). Para determinar qual é a pressão do pneu, leia os números e linhas na parte inferior do medidor. Se você não tiver certeza de que a leitura é precisa, repita o procedimento uma ou duas vezes mais. Se você estiver no posto de gasolina, você deve escolher a pressão no calibrador digital e conectar a extremidade da mangueira a válvula. Geralmente o procedimento inicia automaticamente. Caso não inicie, no painel do calibrador há um botão com um pneu, acione ele que deve iniciar a calibragem.

Verifique os quatro pneus e adicione ou remova o ar conforme necessário para igualar as pressões dos pneus. Para adicionar ar, use o compressor de ar em qualquer posto de gasolina. Para remover o ar, simplesmente use a extremidade não arredondada do seu medidor e empurre-o para a haste da válvula. À medida que a válvula está sendo pressionada, o ar escapa e fará baixa a pressão do pneu. Use o medidor para verificar a pressão várias vezes até que a leitura psi adequada seja alcançada.

Realize uma simples inspeção de pneus

Além de verificar a pressão do ar, procure sinais de desgaste dos pneus, como rachaduras na parede lateral ou objetos estranhos embutidos no pneu, como pregos ou parafusos. Verifique a profundidade do sulco avaliando visualmente se o pneu esta muito próximo do TWI. Na lateral do pneu tem setas indicando um ressalto que fica entre os sulcos do pneu, esse ressalto indica que você não deve mais rodar com esse pneu. Além de gerar multa caso você seja pego em alguma fiscalização você também esta colocando sua segurança em altíssimo risco. Verifique a profundidade do piso em vários lugares de cada pneu para detectar o desgaste de piso desigual. Se você ver que seu pneu esta muito próximo do ressalto do TWI, então é hora de comprar pneus novos.

Também pode utilizar um profundimetro que mede a altura do sulco, o TWI fica 1,6mm.  Segue abaixo informações de um teste realizado pela quatro rodas.

Teste Revista Quatro Rodas – Veiculo a 80Km/h, metros para frenagem no molhado.

Pneu Novo – 8mm – 32,5 metros

Pneu Meia vida – 4mm – 38,2 metros – Mais 6 metros = 18,5%

Pneu no Limite – 1,6mm – 42,4 metros – Mais  metros = 30,4%

 

Sinais de problemas com a pressão correta dos pneus

Embora não haja substituição para o uso de um medidor de pneu para verificar os níveis de inflação, existem alguns sinais de que os pneus do seu veículo podem estar com a calibragem errada. Ao dirigir por uma estrada reta e nivelada, verifique se o carro puxa para um lado ou para o outro. Embora este “puxar” possa ser causada por alinhamento impróprio, também pode indicar um problema de pneu – especialmente se você tiver certeza de que o alinhamento está correto ou se o veículo teve um serviço de alinhamento recentemente.

Agora olhando diretamente o pneu, caso meio do pneu estiver mais gasto, seus pneus podem estar com muita pressão. Da mesma forma, se os ombros do pneu estiverem mais gastos que o centro, seus pneus podem estar com baixa pressão. Além disso, ouça os sons de cantando ao girar uma esquina a velocidades normais. Embora essas coisas possam ser sintomas de outros problemas, eles são freqüentemente sinais de pneus incorretamente inflados.